Aos 60 anos, o escolhido dos democratas foi congressista, governador de Minnesota e vencedor de uma disputa interna. Ele atrairia votos da classe média branca
This was the interview that arguably launched Gov. Tim Walz’s VP candidacy, where he debuted the “weird” attack on JD Vance/Republicans that ended up stickingpic.twitter.com/tZoAD56PWO
— bryan metzger (@metzgov) August 6, 2024
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, escolheu nesta terça-feira (6), o governador de Minnesota, Tim Walz, para ser o vice em sua chapa presidencial nas eleições. A escolha é estratégica. Embora Minnesota seja um estado tradicionalmente democrata, o governador pode atrair votos de eleitores moderados e de zonas rurais de outras regiões do Meio-Oeste, que teriam mais afinidade com Trump e seu vice, o senador por Ohio, J. D. Vance.
A busca pelo vice de Kamala não tinha sido concluída até domingo (4), quando ela entrevistou três finalistas – o governador de Minnesota, Tim Walz; o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, e o senador do Arizona, Mark Kelly. A democrata ponderou sua escolha com assessores por três dias consecutivos, e uma campanha contra e a favor dos potenciais candidatos dividiu opiniões.
Diferentes partes interessadas apresentaram seus argumentos sobre quem seria mais elegível contra o ex-presidente Donald Trump e qual indicação seria capaz de manter a sequência positiva que a campanha tem recebido.
Nascido em Nebraska, Walz, 60 anos, atingiu o posto de sargento-mor de comando da Guarda Nacional e serviu na Europa após os ataques de 11 de Setembro. Foi eleito pela primeira vez como governador de Minnesota em 2018 e reeleito para outro mandato em 2022. Walz fala um pouco de mandarim e lecionou por um ano na China após sair da faculdade. Ele atuou como professor de geografia e estudos sociais no ensino médio e técnico de futebol antes de entrar na política. Já declarou apoio à campanha democrata. Disse que Donald Trump, ao contrário de Kamala, irá cortar benefícios de veteranos caso eleito.