Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Liz Truss renuncia ao cargo de primeira-ministra

A premiê britânica anunciou a decisão em pronunciamento, depois de 45 dias de governo

A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, 47 anos, renunciou ao cargo em pronunciamento na manhã desta quinta-feira (20). A premiê ficou no cargo durante 45 dias. Truss disse que haverá uma nova eleição de liderança para o Partido Conservador no poder, concluída dentro de uma semana. Ela também afirmou que permanecerá no cargo até que um sucessor seja escolhido.

“Reconheço que, dada a situação, não posso cumprir o mandato para o qual fui eleita pelo Partido Conservador. Portanto, falei com Sua Majestade o Rei para notificá-lo de que estou renunciando ao cargo de líder do Partido Conservador“, afirmou.

A renúncia ocorre depois que um ministro sênior deixou seu governo com uma enxurrada de críticas e uma votação na Câmara dos Comuns se transformou em caos e acrimônia. Um plano econômico fracassado revelado pelo governo no mês passado desencadeou turbulências financeiras e uma crise política que viu a substituição do chefe do Tesouro de Truss, várias reviravoltas políticas e um colapso da disciplina no Partido Conservador.

Plano de governo falhou

Truss venceu a disputa para substituir Boris Johnson com uma plataforma de grandes cortes de impostos para estimular o crescimento. Ela prometeu também gastos bilionários com subsídios às contas de energia, que subiram mais de 300% nos últimos dois anos.

O país, como outros, enfrenta as consequências da guerra na Ucrânia e os efeitos da pandemia. Mas a ausência de quaisquer detalhes de como os cortes seriam financiados levou os mercados ao colapso.

A libra também caiu e o custo da dívida pública disparou, encarecendo os juros de empréstimos a famílias e empresas. O Banco da Inglaterra precisou intervir para evitar que a situação se transformasse em uma crise financeira, com um programa maciço de compra de dívida de longo prazo.

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.