Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Lula conversa com Zelensky sobre guerra na Ucrânia

Presidente tem se colocado como possível negociador entre os países

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta quinta-feira (2), por meio de uma videochamada, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O país do Leste Europeu sofre há pouco mais de um ano com uma invasão militar russa, numa guerra que contabiliza milhares de mortos e milhões de refugiados. A informação sobre a conversa foi divulgada por Lula em uma postagem nas redes sociais.

Depois da conversa com o chefe ucraniano, o Planalto divulgou um comunicado informando que Zelensky convidou Lula para uma visita a Kiev, capital da Ucrânia, e que o brasileiro manifestou disposição em atender ao convite, mas disse que um acordo de paz com a Rússia facilitaria os encontros.

Em publicação divulgada em seu canal no Telegram, Zelensky disse ter agradecido a Lula pelo apoio do Brasil à resolução da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) que pediu a retirada das tropas russas da Ucrânia.

“Destacamos a importância de defender o princípio da soberania e da integridade territorial dos Estados. Também discutimos os esforços diplomáticos para trazer de volta a paz à Ucrânia e ao mundo”, afirmou o presidente ucraniano.

Sem se comprometer

O chefe do Executivo condenou a invasão russa no fim de janeiro, em entrevista a jornalistas depois de encontrar o chanceler alemão, Olaf Scholz.

Lula se negou a fornecer munição à Ucrânia. “O Brasil não quer ter qualquer participação no conflito, mesmo indireta”, disse à época.

O petista busca manter condições de conversar com os 2 beligerantes e não comprometer relações diplomáticas e comerciais do Brasil com países como a própria Rússia, China e os Estados Unidos.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Informações atualizadas a cada 10 minutos
- Gráfico mostra valor fechado do dia

Pergunte para a

Mônica

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.