Presidente da Câmara criticou duramente governo, que poderia deixar de apoiá-lo à reeleição. Encontro ocorreu nesta sexta-feira, no Alvorada
Uma reunião a sós entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ocorreu na manhã desta sexta-feira (9), no Palácio da Alvorada, em Brasília. O encontro foi o princípio de uma negociação para aliviar as críticas e ameaças veladas do presidente da Câmara aos integrantes do governo federal. Lula vetou R$ 5,6 bilhões em verbas orçamentárias que seriam destinadas a parlamentares via emendas de relator, o que ajudaria na campanha de reeleição do deputado à coordenação da Casa.
Líder do Centrão, Lira pode empacar os temas de interesse do governo no Congresso Nacional caso o apetite de seu grupo por cargo e verbas não seja aplacado. Após o encontro, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse a jornalistas que a reunião entre os chefes de poderes surtiu efeito – seja lá qual for. O certo é que Lira saiu com algum ganho ou comprometimento factível por parte do Executivo.
Padilha é tido como principal alvo das queixas de Lira. Em seu discurso na abertura do ano legislativo, na segunda-feira (5), Arthur Lira reclamou que não ficará inerte diante de disputas políticas entre os poderes em razão das eleições municipais. O parlamentar cobrou ainda que o governo federal cumpra acordos firmados com os deputados federais como contrapartida à aprovação de pautas consideradas prioritárias – o que significa repasse de verbas via emendas de relator e até o cargo de Padilha. O discurso foi lido como recado crítico sobre a relação política com o Poder Executivo.
“O presidente Lula nos relatou que a reunião foi muito positiva”, disse o ministro, que não participou do encontro e evitou qualquer alusão à sua relação tensa com o presidente da Câmara. “A questão central é o governo tem diálogo, o governo nunca rompeu qualquer diálogo e nunca romperá”, disse. O ministro afirmou que conta com Lira para aprovar a regulamentação da reforma tributária e o equilíbrio das contas públicas, as pautas prioritárias do governo no Congresso.
Com líderes
Padilha deu entrevista ao lado do líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), e anunciou que Lula se reunirá com os líderes da base de governo após retornar da viagem que fará na próxima semana ao Egito e Etiópia.
(com agências)
O que MR publicou