Circula nas redes sociais um vídeo afirmando que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, teria declarado que o presidente Lula (PT) morreu e foi substituído por um sósia. Brincadeira ou paranoia, a questão é requentada lá de 2022 e, assim como agora, foi tratada como a Fake News da Semana, já que viralizou.
A alegação voltou a ganhar corpo a partir de 15 de outubro, quando o pastor Sandro Rocha, da Igreja do Porto de Cristo, no Paraná, divulgou um áudio com essa história. O conteúdo foi disseminado a partir de uma entrevista do procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, ao programa “Análisis Situacional”, da emissora Globovisión, em 10 de outubro.
Na entrevista, Saab opinou sobre a postura política de Lula e do presidente chileno, Gabriel Boric, afirmando que o brasileiro havia mudado desde seu período na prisão e parecia atuar como porta-voz do governo dos Estados Unidos. Diante da repercussão, o Ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil Pinto, reafirmou em seu perfil no Telegram que as declarações de Saab não refletem a posição oficial do governo venezuelano.
Contudo, em nenhum momento Saab disse que Lula estava morto ou foi substituído por um sósia. Ele apenas criticava. Nicolás Maduro tampouco fez alguma declaração sobre o assunto. A afirmação do venezuelano foi deturpada nas redes sociais, virando propagação de desinformação.
Já o pastor Sandro Rocha tem histórico. Em 2022, ele já havia espalhado alegações sobre a morte de Lula. Seus perfis nas redes sociais, como TikTok e Instagram, somam dezenas de milhares de seguidores. Seu um canal no YouTube conta com 657 mil inscritos. No TikTok ele pilota o Narnia News, em referência ao universo ficcional criado pelo escritor C.S. Lewis, onde faz comentários supostamente políticos sem dar nomes a ninguém. Ele cita “o sistema”, “o grande macaco negro que age além da força”, “o pelicano”, “o foro da terra da pizza” e “o príncipe da terra da pizza”. Seria engraçado, não fosse tosco.