Presidenciáveis pouco variaram dentro da margem de erro, mantendo cenário polarizado e com terceira via estagnada
Pesquisa Ipespe/Abrapel divulgada neste sábado (3) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo atual mandatário Jair Bolsonaro (PL), com 35%. Na sequência estão Ciro Gomes (PDT), com 9%, e Simone Tebet (MDB), com 5%. Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) têm 1% cada. Os outros candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 3% e 2% do eleitorado não sabe ou não respondeu. No levantamento anterior, publicado em 31 de agosto, Lula aparecia com 43%, e Bolsonaro, com 35%, variando dentro da margem de erro.
O levantamento também simulou um provável cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Em relação à pesquisa anterior, de agosto, o petista manteve os 53%, assim como o atual presidente que manteve os 38%.
Foram entrevistadas por telefone 1.100 pessoas entre 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento tem 95,45% de confiança. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o BR-09344/2022.