Frederico de Siqueira Filho foi indicado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para ocupar a vaga deixada por Juscelino Filho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou o engenheiro Frederico de Siqueira Filho no cargo de ministro das Comunicações, na manhã desta quinta-feira (24). Em nota, o Palácio do Planalto informou que o petista nomeou e deu posse ao novo ministro após indicação do União Brasil.
Na quarta-feira (23), Lula recebeu a indicação do partido em reunião com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), o ex-ministro Juscelino Filho e o líder do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas Fernandes.
Frederico Siqueira Campos ocupava o cargo de presidente da Telebras – empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações – desde 2023 e é considerado uma indicação de perfil técnico.
A possibilidade de indicação do executivo surgiu após Pedro Lucas não aceitar o convite do governo para assumir a pasta. O ministério era chefiado por Juscelino Filho, que foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por desvio de emendas parlamentares.
Formação
O presidente da Telebras é graduado em engenharia civil pela Universidade de Pernambuco (UPE) e tem 26 anos de experiência profissional no setor de telecomunicações. Passou 21 anos da carreira na Oi, sendo chefe de Operações, Planejamento, Institucional, Regulatório e Comercial. Começou em 1997 como coordenador técnico de engenharia na Autelserv Telecomunicações. Ocupou por 10 anos a diretoria de Relações Institucionais da Oi Brasil. Ele está à frente da Telebras desde abril de 2024 e tem mandato até o mesmo mês de 2026. A empresa estatal tem capital aberto e é vinculada ao Ministério das Comunicações.