Um vídeo que mostra uma suposta médica afro-americana se recusando a atender um paciente por ele ser apoiador do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, viralizou nas redes sociais nos últimos dias. No entanto, a gravação é uma encenação humorística originalmente publicada no TikTok. A história foi escolhida a Fake da Semana de MR
A gravação, compartilhada como se fosse real, tem sido usada para criticar uma suposta intolerância da esquerda identitária americana. No entanto, o vídeo foi postado inicialmente pelo perfil @thomasgibson31, conhecido por produzir conteúdo humorístico e encenações.
O falso contexto fez com que o vídeo acumulasse mais de 3.000 compartilhamentos na plataforma X (antigo Twitter) e centenas de curtidas no Instagram. Em outro ângulo da gravação, é possível ver que a mulher que interpreta a médica não consegue conter o riso em algumas cenas, reforçando o caráter paródico do material.
Além disso, os mesmos atores do vídeo aparecem em outras publicações do perfil do TikTok, incluindo uma em que o homem que finge ser apoiador de Trump interpreta outro personagem em uma lanchonete.
A desinformação sobre o vídeo também circulou nos Estados Unidos e foi desmentida pelo site Lead Stories.