Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Moraes autoriza PF ouvir Marcos do Val. Confira as mensagens golpistas

Conspiração partiu de Jair Bolsonaro e do ex-deputado Daniel Silveira. Depoimento do senador poderá ser dado nesta quinta-feira (2)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou a tomada de depoimento do senador Marcos do Val, do Podemos-ES (imagem) pela Polícia Federal (PF) ainda hoje. Ele será ouvido na condição de testemunha na investigação sobre os ataques golpistas que resultaram nas invasões das sedes dos 3 Poderes, em 8 de janeiro. O senador, em live na madrugada desta quinta-feira (2), revelou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) tentaram coagi-lo a gravar o ministro Moraes, na tentativa de obter alguma declaração que justificasse um golpe para anular o resultado das eleições e impedir a posse de Lula.

A conversa entre os três teria ocorrido no Palácio do Planalto, em 9 de dezembro. Alexandre de Moraes teria sido informado dias depois por Marcos do Val. Parte das supostas trocas de mensagens entre Do Val e Daniel Silveira vieram a público. Do Val não saberia precisar a data, mas afirma que foram enviadas antes da diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 12 de dezembro. Em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews, do Val foi esquivo, mas afirmou que revelará mais detalhes sobre a tentativa de golpe. Silveira foi preso na manhã desta quinta-feira (2) pela PF, assim que perdeu o foro privilegiado com o fim de seu mandato parlamentar. Já o senador chegou a anunciar que renunciaria ao mandato pela manhã, mas diante das repercussões e até desconfianças, voltou atrás.

“Conforme amplamente noticiado, o senador Marcos do Val divulgou em suas redes sociais ter recebido proposta com objetivo de ruptura do Estado democrático de Direito, circunstância que deve ser esclarecida no contexto mais amplo desta investigação, notadamente no que diz respeito a eventual intenção golpista, o que pode caracterizar os crimes previstos nos arts. 359-M (golpe de Estado) e 359-L (abolição violenta do Estado democrático de Direito) do Código Penal”, informou um trecho da decisão de Moraes.

A troca de mensagens entre Marcos do Val e Daniel Silveira

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.