É falso que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, tenham participado de um suposto “encontro casual” nos Estados Unidos com José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil (2003-2005) no primeiro mandato de Lula(PT), como afirma uma publicação com vídeo que circula nas redes sociais.
Quem aparece nas imagens é Luiz Fernando Furlan, ex-ministro de Lula e executivo do Grupo Lide, que promoveu a Brazil Conference New York, em 14 e 15 de novembro. Moraes e Lewandowski viajaram aos EUA para participar do evento, do qual José Dirceu nem estava na lista de convidados. Tanto o STF quanto a assessoria de imprensa do grupo Lide confirmaram que quem aparecia na gravação era Furlan.
Em abril de 2022, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, manter a condenação do ex-ministro José Dirceu na operação Lava-Jato. Dirceu foi condenado a 27 anos e um mês de prisão por associação criminosa, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Ele pode recorrer novamente, por isso segue em liberdade, mas sem poder viajar ao exterior.