Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Moraes manda abrir mais 3 inquéritos sobre atos golpistas

Decisão dividirá os investigados como financiadores, executores e autores intelectuais

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta segunda-feira (23) a abertura de mais três inquéritos para investigar a conduta de manifestantes que participaram de atos golpistas em 8 de janeiro, em Brasília. A medida atende pedidos da Procuradoria-Geral da República (PGR). A nova movimentação de Moraes classifica os futuros investigados como financiadores, executores e autores intelectuais dos atos golpistas. A medida facilitaria as condenações e, antes disso, delações.

Nos três casos, há menção aos crimes de terrorismo, associação criminosa, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, ameaça, perseguição e incitação ao crime. “Na data de 8 de janeiro de 2023, uma turba violenta e antidemocrática, insatisfeita com o resultado do pleito eleitoral de 2022, almejando a abolição do estado democrático de direito e a deposição do governo legitimamente constituído, avançou contra a sede dos três Poderes da República, exigindo célere e enérgica resposta estatal”, descreve a PGR no início do pedido de inquérito.

Anteriormente, Moraes já tinha determinado a abertura de um inquérito sobre o caso. Na ocasião, o ministro mirou as condutas de autoridades como o governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (hoje afastado do cargo) e o então secretário de Segurança do DF, Anderson Torres (exonerado e preso).

O que MONEY REPORT publicou:

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.