Coronel Fabio Augusto estava no comando da corporação no dia dos ataques golpistas aos prédios da Praça dos Três Poderes
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou prender o ex-comandante da PM do Distrito Federal, Fabio Augusto Vieira (imagem). Ele era o responsável pelo comando da corporação durante os atos golpistas do domingo (8) e foi afastado pelo interventor federal Ricardo Capelli.
Autoridades do Judicário, do Legislativo, do Executivo e uma parte da sociedade civil têm acusado a polícia do Distrito Federal de omissão no dia dos atos de vandalismo.
A decisão de Moraes pode ter consequência sobre o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que era secretário de Segurança do Distrito Federal, mas foi demitido após ser acusado de omissão nos ataques ao patrimônio público. A Advocacia-Geral da União pediu a prisão de Torres.
O Supremo afastou Ibaneis Rocha (MDB) – o emedebista não comandará o DF por 90 dias e disse que respeita a decisão do Supremo.
A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araujo, pediu nesta terça (10) ao ministro Moraes inquéritos contra Ibaneis Rocha (afastado), Anderson Torres, ex-secretário de Segurança do DF (exonerado e com pedido de prisão da AGU), Fernando de Sousa Oliveira, ex-secretário interino de Segurança (exonerado) e o próprio Fábio Augusto Vieira. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), eles teriam cometidos delitos, incluindo incitação e estímulo de atos em redes sociais contra o presidente da República.
O que MONEY REPORT publicou:
- A turba escolheu o alvo errado
- Moraes determina prisão de ex-ministro de Bolsonaro
- Confira a lista dos detidos em Brasília
- Moraes ordena prisão de chefe da PM do DF
- Urina e fezes ajudarão a localizar vândalos
- Ao lado de Lula, governadores condenam atos antidemocráticos
- Iphan e Ibram vão recuperar obras de arte danificadas
- Bolsonarismo uniu Mancha e Gaviões – até o próximo clássico
- Pressionado, Bolsonaro baixa hospital
- Senado atinge assinaturas para instalar ‘CPI do Terrorismo’
- Empresas e entidades repudiam atos antidemocráticos
- Acampados no QG do DF vão parar na delegacia
- Caos, bolsa em queda no exterior e o que mais move o mercado
- Alexandre de Moraes afasta governador do DF
- ÁUDIO – Secretário de Segurança tranquilizou governador antes dos ataques
- Líderes mundiais e imprensa internacional condenam golpismo
- Os atos golpistas em imagens