O senador Ciro Nogueira (PI) (à esquerda) é cogitado a assumir o comando da Casa Civil, apontou a jornalista Natuza Nery, da GloboNews, nesta quarta-feira (21). O presidente Jair Bolsonaro recebe conselhos há meses para fazer a mudança e colocar alguém da política na pasta para obter melhor trânsito no Congresso – área de vulnerabilidade do Planalto.
Hoje, a Casa Civil é ocupada pelo general da reserva Luiz Eduardo Ramos, amigo do presidente. A troca não é dada como certa. Nogueira seria a opção mais natural para Bolsonaro. Ele é presidente nacional do Progressistas, partido importante da sua base e parte do Centrão – a legenda também conta com o presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), e o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PR).
Secretaria-Geral da Presidência
Há ainda outra possível troca em discussão. Para o lugar do deputado e atual ministro-chefe Onyx Lorenzoni (DEM-RS) entraria o senador e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (AP) (à direita).
Alcolumbre tem trânsito político melhor que Lorenzoni e é do Centrão. Nos bastidores, o senador demonstrou insatisfação por não ser indicado para nenhum ministério após deixar a cadeira de presidente do Senado, em 2020. Se indicá-lo, Bolsonaro garantiria uma sabatina mais segura para André Mendonça, seu indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Mas há melindres. O preterido Augusto Aras era o preferido de Alcolumbre e de outros senadores.