O homem de sobrenome Youssef que é dono da lotérica que registrou a aposta vencedora de um prêmio da Mega-Sena em novembro de 2015 não é nem o doleiro delator Alberto Youssef, nem o deputado capixaba condenado em 2012 por corrupção Nasser Youssef Nasr. Uma mensagem desinformativa que voltou a circular nas redes sociais e aplicativos de mensagem não deixa claro a quem associa o homem, mas o dono da lotérica não é nenhum dos dois.
No vídeo, um homem com a camisa da seleção brasileira diz: “Pessoal, acompanha esse vídeo comigo e dá uma olhadinha na busca que o André fez”. Sobre a imagem está escrito “Atenção Brasil”. Em seguida, o tal André se apresenta como mais um “brasileiro revoltado”. Ele mostra na tela do computador uma notícia do Correio Braziliense com o título “Aposta de R$ 205 milhões foi feita em loja do Lago Sul: bilhete de R$ 3,50”.
Esse André diz que foi pesquisar e mostra o cadastro da Receita Federal da Wands Loteria e o quadro social, onde aparece o registro de Nasser Youssef Nasr. Ao final, ele afirma, novamente sem deixar claro a quem seria a referência: “E agora? O que a Polícia Federal vai fazer?” Em seguida, outro homem aparece: “Parabéns e obrigado, André, por essa busca. Agora eu pergunto, e você? Vai fazer sua fezinha? Quem sabe se eles não ganharem, deixam você ganhar. Vai arriscar?”. Ele também não deixa claro a quem estaria se referindo.
CPFs diferentes
A reportagem do Correio Braziliense mostrada no vídeo realmente informa que o prêmio saiu da Wands Loteria. É possível encontrar o texto de 26 de novembro de 2015 em uma busca simples no Google (aqui). No mesmo dia, o portal publicou outra matéria com os funcionários da lotérica (aqui), cujo dono não é citado, mas é conhecido por trazer sorte aos apostadores. Nasser Youssef Nasr é mesmo dono de casas lotéricas no Lago Sul e em todas saíram prêmios da Mega-Sena.
Para contornar essa proposital confusão entre o dono de lotérica, Nasser Youssef Nasr, o doleiro delator da Lava-Jato, Alberto Youssef, e o homônimo deputado capixaba condenado por corrupção, Nasser Youssef Nasr, bastam checagens primárias, como a da plataforma CruzaGrafos, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). O CPF do Youseff da lotérica tem numeração ***.337.901-**, o do doleiro Alberto, ***.050.659-**, e o do ex-deputado condenado, ***.515.637-** (aqui).
Uma resposta
Realmente existe muitos homônimos pelo Brasil, porém é muito comum no João Pereira… Mas Nasser Youssef Nasr é muito suspeito rsrsrs. Mas se o CPF não é mesmo, aí complica mesmo dizer que são as mesmas pessoas.