Seriamente abalado pelo desempenho pífio do ex-governador Geraldo Alckmin no primeiro turno, o PSDB terá de se reinventar para voltar a ter importância como partido. Para o cientista político Murillo de Aragão, o futuro da agremiação está nas mãos dos candidatos João Doria e Antonio Anastasia, respectivamente aos governos de São Paulo e de Minas Gerais.
A geração de Alckmin e de outros políticos tucanos fica para trás, por duas razões. Uma é a idade destes políticos, que estão próximos da aposentadoria. A outra é o envolvimento de muitos nomes estrelados no partido em denúncias de corrupção. Além disso, trata-se de um grupo que conta também como um extenso número de anos à frente de governos estaduais, que desgastou muitos representantes da cúpula peessedebista.
A geração nova, com os nomes de Doria e Anastasia à frente, terá uma segunda chance para reconstruir o nome e a reputação do PSDB. Mas terá de mostrar resultados rapidamente caso sejam eleitos. Afinal, se esta eleição mostrou algo é que a paciência dos eleitores anda curta.