O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou neste sábado (3) que a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS), vai auxiliar o governo federal na aquisição de “kits de intubação” para pacientes com covid-19.
De acordo com o ministro, será possível repor os estoques reguladores “de tal sorte que essa operação diária que existe, de fazer o aporte desses insumos para estados e municípios, seja menos sofrida para o Ministério da Saúde, e que crie menos ansiedade na população brasileira”. Ele estimou em 10 dias a chegada dos primeiros itens.
O anúncio foi feito ao lado da diretora da Opas no Brasil, Socorro Gross, em Brasília. Eles participaram de uma videoconferência com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom.
A jornalistas, Gross esclareceu que a organização já possui a oferta imediata de oito dos mais de 20 medicamentos utilizados para intubação. Vencidos os trâmites de compra, esses itens podem começar a chegar em duas semanas, afirmou.
Desde o mês passado, os estoques desses insumos chegaram a níveis críticos em hospitais públicos e privados brasileiros, diante de um avanço rápido no número de internações por covid-19.
(Agência Brasil)