Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Oposição tenta adiar votação da Pec Kamikaze

Zé Guimarães (PT-CE) disse que a intenção do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é “atropelar” decisão

O deputado Zé Guimarães (PT-CE) (imagem) informou a jornalistas que se depender do presidente da Câmara, Arthur Lira, haverá atropelos para a tramitação do texto na Casa, mas a oposição quer discutir a PEC kamizake um pouco mais e colocar para votar na próxima semana, segundo o Antagonista.

“Estamos fazendo uma reunião nossa [da oposição] e a tendência é votar na próxima semana, pois as comissões [CCJ e especial] nem se reuniram”, disse. Perguntado sobre a manutenção do estado de emergência no texto, o deputado respondeu: “Sem o estado de emergência, a PEC fica inviabilizada”.   

Ministério quer barrar novos benefícios

O Ministério da Economia não vê espaço para a elevação de gastos com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta as despesas com auxílios sociais até dezembro. A estratégia é tentar segurar a inclusão de novas concessões na votação da Câmara com apoio das lideranças governistas.

Na Câmara, a proposta do relator, deputado Danilo Forte (União-CE), é criar um auxílio-gasolina para os motoristas de aplicativo. Essa medida, no entanto, é considerada de difícil implementação por causa da ausência de um cadastro e riscos de fraudes. Forte avalia que há espaço para subir o custo da “PEC Kamikaze” para até R$ 50 bilhões.

Uma mudança da PEC na Câmara obrigaria uma nova votação no Senado. O governo quer garantir o aumento do Auxílio Brasil e do vale-gás já neste mês, o que é considerado difícil pela área técnica. O texto da PEC aprovada pelo Senado já prevê R$ 41,2 bilhões em aumento de despesas fora do teto de gastos, a regra que limita o crescimento das despesas à variação da inflação.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Informações atualizadas a cada 10 minutos
- Gráfico mostra valor fechado do dia

Pergunte para a

Mônica

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.