Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Os pontos sensíveis da sabatina de Dino no Senado

Apesar de protestos da oposição, ministro da Justiça deve ter os 41 votos necessários para virar ministro do STF

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou um período de esforço concentrado de 12 a 15 de dezembro para votar nomeações do governo federal. Entre as indicações a serem avaliadas, estarão as de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR).

A indicação de Dino provocou protestos da oposição, que mobiliza um abaixo-assinado contra a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar das reações, Dino não deve ter grandes dificuldades para ser aprovado como ministro da Corte. A sabatina está marcada para 13 de dezembro.

O pretendente de Lula ao STF precisa ser sabatinado na CCJ e aprovado na reunião em votação secreta. Para ser aprovado, são necessários 41 votos. Se o Senado aprová-lo, caberá ao STF marcar a data das posses. Apesar da tendência favorável para sua aprovação, Dino enfrentará uma longa sabatina. A oposição deve usar todos os mecanismos que tiver para prolongar a sessão. Durante o debate, são esperados momentos de maior tensão.

O que a oposição questiona
  • Perfil ideológico de Dino;
  • Fraco desempenho contra facções criminosas na Bahia e no Rio;
  • É considerado agressivo contra a oposição;
  • Os erros do governo nos atos golpistas de 08/01;
  • Dúvidas sobre a legitimidade de ações da Polícia Federal (PF);
  • Sua agressividade contra os “patriotas” manifestantes.

Desde a redemocratização, nenhum indicado por um presidente da República ao STF foi rejeitado pelo Senado. Em 2021, quando Bolsonaro indicou André Mendonça, houve fortes protestos da então oposição também. No entanto, o agora ministro foi aprovado com 47 votos favoráveis. Neste ano, Lula já aprovou a indicação do seu ex-advogado Cristiano Zanin para o Supremo. O magistrado recebeu 58 votos favoráveis.

O que incomoda a oposição no caso de Dino é a classificação de ser um nome ideológico, além de politizado. Há também críticas ao que consideram um comportamento cínico do ministro. O fator de serem necessários 41 votos para a aprovação facilita a vitória do governo.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.