Os áudios entre Jair Bolsonaro e o ex-ministro Gustavo Bebianno revelam que, ao pé da letra, o presidente e seus filhos, de fato, mentiram. Ainda que não tenha havido uma conversa propriamente dita (os mais antigos podem considerar como conversa somente uma interação em tempo real), a troca de áudios por WhatsApp dá alguma razão a Bebianno.
Fora isso, há de se ressaltar que os áudios não revelam nenhuma faceta criminosa do atual governo. Não há qualquer tipo de negociata ou ilegalidade na conversa entre o presidente e o ministro. No fundo, foi uma conversa de bastidor sobre discordâncias na condução de atos do governo.
O lado negativo da conversa é o rancor do presidente com a imprensa. Bolsonaro se referiu a três veículos: o site de notícias Antagonista, a Rede Globo e o jornal Folha de S. Paulo – em nenhum deles de forma respeitosa. No caso da Globo, Bolsonaro a acusou de ser “inimiga”. Como pessoa, Bolsonaro pode gostar ou não da linha editorial dos veículos de imprensa. Como presidente, deve respeitá-los – e se referir a eles de forma igualmente respeitosa.
Ouça os áudios, publicados na tarde desta terça-feira (19) pela versão online da revista Veja:
Áudio 1: Bolsonaro, sobre a Globo: “O que eu acho sobre esse cara da Globo dentro do Palácio do Planalto: eu não quero ele aí dentro”
Áudio 2: Bolsonaro, sobre ida à Amazônia
Áudio 3: Bolsonaro, ainda sobre a missão à Amazônia
Áudio 4: Bolsonaro, sobre o filho, Carlos Bolsonaro: “Ele não está mentindo”
Áudio 5: Bebianno, em resposta a Bolsonaro: “Capitão, nós trocamos mensagens três vezes ao longo do dia”
Áudio 6: Bebianno: “Não sou eu quem cria essa crise”
Áudio 7: Bolsonaro, em resposta a Bebianno: “Falar que usou o WhatsApp para falar comigo já é demais”
Áudio 8: Bolsonaro, sobre polêmica envolvendo candidaturas “laranjas” do PSL: “Querer empurrar essa batata quente para o meu colo não vai dar certo”
Áudio 9: Bebianno, sobre nota no Antagonista: “Eu não plantei nada”
Áudio 10: Bolsonaro, para Bebianno: “Quem vazou foi você”
Áudio 11: Bebianno: “Eu não vazei nada para ninguém”
Áudio 12: Bebianno, se defendendo de acusações: “Se o (Luciano) Bivar escolheu candidata laranja, é um problema dele”