A consulta semanal de MONEY REPORT aos seu leitores mostrou que 75% acreditam que há muita desconfiança do governo com os militares, em especial o Exército, e que esse realinhamento será difícil e, provavelmente, demorado. As suspeitas iniciais de omissão das forças de segurança e as provas cada vez mais consistentes de que houve colaboração de parte dos fardados no ataque bolsonarista aos 3 Poderes, em 8 de janeiro, força uma limpa do atual governo, a começar com a demissão do comandante do Exército, general Júlio César de Arruda, que impediu que a polícia removesse do acampamento bolsonarista na frente do QG do Exército e desobedeceu ordens do presidente durante a tentativa de golpe.
A caminho da reserva, Arruda não está sozinho. O coronel Paulo Jorge Fernandes da Hora, comandante do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), foi filmado durante o conflito fardado discutindo com policiais que prenderam os invasores do Palácio do Planalto. Nas imagens ele aparece tentando liberar alguns dos invasores do local que deveria proteger. E há também o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, que foi barrado no comando do 1º Batalhão de Ação de Comandos, tropa profissional de resposta rápida sediada em Goiás. Coronel Cid é investigado por gastos suspeitos. Seu pai, o general da reserva Mauro César Cid, é um aliado de Bolsonaro que ocupa o cargo de diretor da Apex América do Norte, em Miami. Sem contar a simpatia demonstrada por comandantes com os acampamentos em frente aos quartéis espalhados pelo país.
A consulta foi realizada entre a sexta-feira (20/01) e a sexta-feira (27/01) e seu resultado não possui valor científico.
O que MONEY REPORT publicou
- Podcast – Limpa militar; xerife Xandão; BNDES; Lula ao mundo
- Interventor mostra como militares e PMs permitiram ataques
- Vamos olhar para frente em vez de remoer o passado
- Em breve, o feirão das delações
- Para 83%, ataque deve ser tratado como terrorismo
- Lula demite comandante do Exército
- Podcast – Fardados no golpe; reforma inútil; Jair pedindo um vale
- Ajudante de Bolsonaro é investigado por gerenciar caixa 2
- Bolsonarista que tentou explodir caminhão pegou bomba em acampamento
- Lula se reúne hoje com chefes das Forças Armadas
- Como a Guarda Presidencial permitiu invasão ao Planalto
- Governo Lula dispensa militares
- Três suspeitos de atentado a bomba no Aeroporto de Brasília viram réus
- Confira o que é preciso descobrir sobre o ataque golpista
- Acampados no QG do DF vão parar na delegacia
- Presos no QG do Exército chegam a 1.200
- ÁUDIO – Secretário de Segurança tranquilizou governador antes dos ataques
- Uma longa cadeia de omissões