Aeronautas rejeitaram proposta apresentada pelo TST. Eles querem reposição salarial real
A paralisação parcial promovida por aeronautas em campanha salarial provocou atrasos em 26 voos nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas nesta segunda-feira (19). O protesto ocorreu das 6h às 8h e afetou também o Rio de Janeiro. Os aeronautas pretendem continuar com essas operações em São Paulo, Guarulhos, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza. Mas só houve registro de atrasos no Rio e em São Paulo.
O protesto por reposição salarial real foi anunciado ainda na quinta-feira (15). A concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, a GRU Airport, informou que 10 voos chegaram a ser afetados por conta da greve. A rotina das decolagens foi retomada e, por volta das 8h45, não havia mais atrasos, Já em Congonhas, na mesmo horário, havia 16 voos com atrasos.
A operação deve seguir por alguns dias. A categoria rejeitou em votação virtual realizada no fim de semana a proposta apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Entre os 5,7 mil votantes, 76,4% rejeitaram o oferecido pela mediação do tribunal.
A proposta apresentada no sábado (17) pelo vice-presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, prevê reposição de 100% da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais aumento real de 0,5%. Os percentuais incidem sobre os salários fixos e variáveis.
O que MONEY REPORT publicou