O pré-candidato do PSL, Jair Bolsonaro, lidera a corrida presidencial nos cenários sem a presença do ex-presidente Lula, segundo levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira (3). Bolsonaro chega a 20,7% das intenções de voto. De acordo com o instituto, há um empate técnico na disputa pela segunda vaga ao segundo turno. Marina Silva (Rede) aparece com 13,3%; seguida de Joaquim Barbosa (PSB), com 11,2%; Ciro Gomes (PDT), com 10,1%; e Geraldo Alckmin (PSDB), com 8,4%.
Quando Lula (PT) é incluído na pesquisa, o ex-presidente aparece na frente com 27,6%. O petista disputaria o segundo turno com Bolsonaro (19,5%). Em seguida, estão Joaquim Barbosa (9,2%), Marina Silva (7,7%), Geraldo Alckmin (6,5%), Ciro Gomes (5,5%) e Alvaro Dias (5,4%).
Para 63,2% dos entrevistados, Lula não vai conseguir registrar sua candidatura. A pesquisa indicou ainda que 61,2% dos eleitores não votariam em um candidato indicado pelo petista. Levando em conta apenas os eleitores do ex-presidente, 62% responderam que devem votar no candidato apoiado por ele.
O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin aparecem com as maiores rejeições (66,1% e 61,3% respectivamente).
O levantamento da Paraná Pesquisas foi realizado entre os dias 27 de abril e 2 de maio de 2018 em todo território nacional. Foram ouvidos 2.002 eleitores e a margem de erro é de 2% para mais ou para menos.