Circula nas redes sociais uma suposta denúncia lá de 2018 e que foi ressuscitada em 2022. Uma publicação que circula no WhatsApp a partir de um post do Twitter alega falsamente que “2% de toda arrecadação com veículos do Mercosul será destinada para entidade internacional do Mercosul, a Renac”. O conteúdo traz ainda uma foto de uma placa com o novo padrão, em que foi inserida a sigla “Renac” no canto inferior direito. Segundo o boato, trataria-se da “Reconstrucción Nacional de Cuba”.
Não é possível gente. Alguém me diga que isso é uma fake News 🙏 pic.twitter.com/WbCRRbOF8q
— Fátima Brandão (@fatimabr34) December 7, 2022
A imagem da placa com a sigla Renac é falsa. A original foi postada em uma matéria do portal de notícias G1 e como é possível ver, não possui a referida sigla.
O novo padrão de emplacamento foi regulamentado pela resolução nº 729, de 6 de março de 2018, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O documento não traz nenhuma menção a Cuba ou a uma instituição chamada “Renac”.
:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/I4Y53P6T5NIZRO73CHXDMGQIFE.jpg)
Além disso, não há um site de notícias ou órgão oficial que endosse a tal informação que a arrecadação com emplacamento “vai para a reconstrução de Cuba”. Mais do que isso, na Renac não há nada relacionado ao país. A foto é uma montagem.
Por fim, Cuba não é integrante do Mercosul. Portanto, é enganosa a alegação de que haveria uma “entidade internacional do Mercosul” relacionada, como alega o boato malicioso.
Uma resposta
Como os esquerdistas mentem e só querem viver a custa alheia, não deve ser à toa que estão tão preocupados em dizer que é mentira. Logo, só pode ser verdade.