O governo de São Paulo autorizou a reabertura de comércios não essenciais e atividades religiosas em horários reduzidos, a partir deste domingo (18), no que chama de novo plano de flexibilização, que funciona entre as fases vermelha e laranja. Shoppings e lojas de rua vão funcionar já neste final de semana. Para o sábado (24) seguinte, deverão ser reabertos restaurantes, salões de beleza e academias.
A decisão foi baseada a partir da detecção de uma leve queda nas internações por covid no estado. Antes em 90%, a ocupação das UTIs está em 85%, índice ainda considerado crítico por especialistas. Em 1º de maio, os resultados serão avaliados e uma nova fase poderá ser anunciada.
Foi estabelecida uma limitação do público de 25% da capacidade total de cada estabelecimento. Na fase laranja, o limite irá para 40%. Seguem valendo todas as recomendações sanitárias, como higiene das mãos, uso de máscaras e distanciamento social.
A mudança ocorre uma semana após o estado deixar a fase emergencial, que durou de 15 de março a 11 de abril. São Paulo soma mais de 86 mil vítimas fatais desde o início da pandemia. O pior período ocorre nestes últimos dois meses, com 31% das mortes. Foram 11.883 óbitos na primeira quinzena de abril. Março teve 15.159 casos registrados.