Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

PRF ‘trava’ eleitores no Nordeste com blitze nas estradas

Operações seguem mesmo com a proibição e operações que afetem o transporte de eleitores. No RJ, Exército bloqueia ponte Rio-Niterói sem justificativa

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) descumpriu ordem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e realizou neste domingo (30), dia da votação do segundo turno, pelo menos 514 operações de fiscalização contra veículos irregulares. Como resultado, o transporte público de eleitores aos seus colégios eleitorais ficou comprometido. Há denúncias de que se trataria de uma ação coordenada para prejudicar eleitores de Lula no Nordeste, onde o ex-presidente obteve a maioria de votos que lhe garantiram a liderança no primeiro turno.

Vídeos divulgados nas redes sociais por políticos e gente comum denunciam mobilização incomum. Uma delas é o prefeito de Cuité (PB), Charles Camaraense (Cidadania), que afirmou que a PRFV faze blitz na entrada do município. O senador Humberto Costa (PT) também afirmou que está recendo relatos “sobre a ação completamente ilegal da PRF. Estão tentando acabar com um dos direitos mais sagrados da nossa Constituição: o voto”.

“É absolutamente necessário que o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] aja para impedir o uso eleitoreiro da PRF. De vários lugares do Nordeste, chegam relatos de veículos com eleitores impedidos de circular, em flagrante descumprimento da decisão do tribunal que proibiu PF e PRF de realizarem operações desta natureza”, escreveu.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) intimou o diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Silvinei Vasques, a explicar com urgência as razões para estas operações. O despacho foi dado na manhã de hoje pelo presidente do TSE, ministro Alexandre do Moraes. As operações ocorrem mesmo após a proibição de qualquer operação que afete o transporte público dos eleitores, protocolada pelo mesmo ministro na noite de ontem.

Moraes estabeleceu que, se Silivinei não cumprir a ordem, receberá multa pessoal e horária de R$ 100 mil e sofrerá imediato afastamento das funções e prisão em flagrante por desobediência e crime eleitoral. Depois disso, o diretor-geral da PRF disse que suspenderia as operações no Nordeste.

No estado do Rio de Janeiro, o Exército conduz uma operação de fiscalização na Ponte Rio-Niterói (confira o vídeo) sem aparente justificativa. Niterói foi o único grande município do Rio onde Lula venceu no segundo turno.

Relatos de fiscalizações e bloqueios da PF

Relatos, em especial no Nordeste, dão conta de operações de fiscalização da PRF. Algumas cidades são:

  • Cuité (PB): prefeito denuncia blitz da PRF
  • Jacobina (BA): relato de blitz
  • Benevides (PA): PRF para ônibus com eleitores
  • Garanhuns (PE): bloqueio em Garanhuns

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.