Partidos querem ganhar tempo até o anúncio oficial da senadora. Enquanto isso, as tratativas para convencer Doria a desistir seguem tensas
Os presidentes do PSDB, Bruno Araújo, do MDB, Baleia Rossi, e do Cidadania, Roberto Freire, decidiram nesta quarta-feira (18) indicar para suas siglas a senadora Simone Tebet (MDB) como candidata única do grupo à Presidência da República. Ela seria a representante do centro político, disputando votos com Ciro Gomes (PDT), Bolsonaro (PL) e Lula (PT). As executivas dos partidos se reunirão separadamente na próxima terça-feira (24) para concluir se podem oficializar em definitivo a presidenciável.
A articulação tripartidária ocorre nos bastidores e serve, estrategicamente, para ganhar tempo até o anúncio oficial do nome de Tebet. Enquanto isso, as tratativas para convencer o até então pré-candidato do PSDB, João Doria, a desistir seguem em clima de tensão. No entanto, ex-governador de São Paulo já sinalizou que pode judicializar sua candidatura, caso seja vítima de um golpe, já que eleito nas prévias.
“Nós três chegamos a um consenso. Só que não somos nós que vamos decidir. Não vai ser uma decisão individual minha, nem do Bruno, nem do Baleia. Vamos levar essa nossa decisão, cada uma ao seu partido”, afirmou Roberto Freire, presidente do Cidadania, após reunião entre os três partidos para receber os dados de uma pesquisa qualitativa encomendada para avaliar o desempenho e a capacidade de crescimento de Doria e Tebet. Os detalhes do levantamento ainda não conhecidos, já que a pesquisa não foi rgistrada na Justiça Eleitoral.