Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Quem é Diego Ventura, um dos líderes dos ataques do 8/01 preso pela PF

Ele teve a prisão preventiva determinada pelo ministro Alexandre de Moraes


A Polícia Federal (PF) efetuou nesta quinta-feira (20) prisão de Diego Ventura, um dos líderes da invasão golpista ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). A prisão ocorreu durante o evento “Assembleia Nacional da Direita Brasileira”, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

A detenção de Ventura faz parte da Operação Lesa Pátria, iniciada em 20 de Janeiro, com o objetivo de identificar e deter os envolvidos, incluindo possíveis financiadores. A ordem de prisão foi emitida pelo pelo ministro Moraes e resultou na apreensão do celular do acusado.

Diego Ventura, 38 anos, ficou conhecido entre militantes de direita radical como Diego da Direita Limpa Campos, movimento bolsonarista no norte fluminense.

De acordo com a PF, ele esteve presente no acampamento bolsonarista em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília (DF), após as eleições de 2022, pedindo a anulação do peito e um golpe de estado. No ano passado, em dezembro, foi detido pela Polícia Militar (PM) do DF quando se dirigia ao STF portando estilingues, rádios e comunicadores.

De acordo com informações do portal UOL, Ventura também era líder do grupo Abrapa 01, dissidência da Associação Brasileira de Patriotas. O grupo era responsável, entre outras coisas, pela administração de uma das cozinhas no acampamento em frente ao QG do Exército em Brasília.

Histórico de organização de atos golpistas

Antes de apagar suas redes sociais, Ventura aparecia convocando para manifestações desde 2021. “Você [ministro Alexandre de Moraes] dobrou a aposta, e o povo vai cobrir. Vamos parar tudo”, disse em vídeo de 20 de novembro de 2022, gravado na frente do QG, ao convocar o bloqueio de rodovias pelo país.

“A direção [do movimento] é formada por representantes de dezenas de grupos de ativistas de direita conservadora e não um grupo de amigos querendo se promover. Agora são os da linha de frente a frente de tudo”, postou no Twitter sobre a manifestação convocada para 31 de março de 2022 para celebrar o golpe militar de 64.

Em 7 de setembro de 2021, quando caminhões e ônibus invadiram a Esplanada dos Ministérios com intenção de chegar ao Supremo, Ventura também fez vídeo convocando para resistir à polícia. “Venham para cá.”

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.