Nesta madrugada (15) chegaram 215 repatriados. Sexta repatriação está planejada para amanhã. Brasil negocia com o Egito como retirar brasileiros de Gaza
A operação voltando em Paz, que resgata brasileiros em Israel que fogem do conflito com o Hamas, fez completou seu quinto voo. Desta vez foram 215 repatriados em uma viagem que começou em Tel Aviv no sábado (14) e terminou por volta da 1h45 deste domingo (15), com o pouso no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Também estavam a bordo do transporte militar da Força Aérea Brasileira (FAB ) 16 animais de estimação dos brasileiros. Somados os quatro voos anteriores foram resgatados 916 brasileiros, incluindo os de dupla cidadania residentes em Israel, turistas e intercambistas.
O Itamaraty e a FAB estimam ser necessários 16 voos com diferentes aeronaves para retirar os mais de 2,7 mil brasileiros pediram ajuda para deixar o Oriente Médio. Os brasileiros que desejem deixar Israel precisam preencher um formulário da Embaixada do Brasil em Tel Aviv que pode ser acessado por este link.
Brasileiros em Gaza
Com a operação para retirada os brasileiros em Israel entrando na rotina, o foco do governo é negociar a saída dos que vivem na Faixa de Gaza pela fronteira com o Egito.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou neste sábado (14), por telefone, com os presidentes do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, e da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. Segundo o Palácio do Planalto, Lula pediu apoio para a saída de brasileiros da Faixa de Gaza e reafirmou a importância da busca pela paz na região. No diálogo com o presidente egípcio, Lula informou que após os brasileiros cruzarem a passagem de Rafah eles serão acompanhados pelo embaixador do Brasil no Egito até o Aeroporto de Arish, onde embarcarão imediatamente em aeronave da Força Aérea Brasileira com destino ao Brasil.
Para aliviar a crise humanitária que se aproxima o Brasil deve enviar em breve ao Egito kits de medicamentos. Segundo o presidente, “os inocentes em Gaza não podem pagar o preço da insanidade daqueles que querem a guerra”.
Na quinta-feira (12), Lula havia conversado por telefone com o presidente de Israel, Isaac Herzog, e reiterou a condenação brasileira aos ataques promovidos pelo grupo Hamas, que o presidente classificou como atos terroristas. A conflito entre o grupo Hamas e Israel já deixou 3,5 mil mortos entre israelenses e palestinos.
O que MONEY REPORT publicou
- Quinto transporte da FAB parte de Israel com 215 brasileiros
- O que torna os palestinos “invisíveis” na mídia
- Operação Voltando em Paz
- O que um empresário palestino-israelense pensa sobre guerra
- Brasileiros chegam ao sul de Gaza e aguardam travessia para Egito
- E se o post fosse de outro?
- Brasileiros em Gaza temem saída de escola sem corredor humanitário
- Reunião do Conselho de Segurança da ONU termina sem acordo
- Itamaraty confirma morte de brasileira em atentados em Israel
- Terceiro avião trazendo brasileiros de Israel chega ao Brasil
- Brasil convoca nova reunião do Conselho de Segurança da ONU
- Segundo avião da FAB com brasileiros em Israel volta para o Brasil
- Primeiro avião da FAB trazendo brasileiros de Israel chegou nesta madrugada
- Primeiro avião da FAB decola de Israel com 211 brasileiros
- Israel: Itamaraty confirma morte de brasileiro; 900 devem ser retirados até sábado
- A guerra no Oriente Médio acirra a polarização no Brasil
- Petróleo dispara com o conflito entre Israel e palestinos
- Itamaraty faz reunião para tratar da crise Israel-Palestina
- Israel declara estado de alerta de guerra após ataque do Hamas