Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Relatório das Forças Armadas descarta fraudes na eleição

Estudo fala de dificuldades que os militares tiveram para realizar o trabalho de fiscalização, mas sem suspeita de irregularidades nas urnas

O relatório de fiscalização das forças armadas às urnas eletrônicas foi divulgado nesta quarta-feira (9). Como previsto, o estudo não atesta fraudes na eleição. O documento possui, ao todo, 63 páginas. No entanto, os apontamentos sobre a fiscalização do sistema eleitoral se restringem às primeiras 22 páginas. O restante do relatório é composto por referências utilizadas na elaboração.

O relatório é assinado pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira (à esquerda na imagem), e por outros três militares: o capitão de fragata Marcus Rogers Cavalcante Andrade, o coronel aviador Wagner de Oliveira da Silva e o coronel Marcelo Nogueira de Souza – este último chefia a Equipe das Forças Armadas responsável pela fiscalização.

O documento fala num suposto risco de que um “código malicioso” possa interferir no funcionamento dos aparelhos de votação. O relatório não aponta qualquer fraude eleitoral e ainda reconhece que os boletins de urnas e os resultados divulgados pelo TSE são idênticos. Ou seja, o boletim que a urna imprimiu registrando os votos dados ao final da votação confere com o resultado da totalização divulgada pelo tribunal.

Em diferentes trechos, o estudo fala de dificuldades que os militares tiveram para realizar o trabalho de fiscalização das eleições — uma crítica ao TSE –, sugere melhorias, mas não valida nenhuma suspeita do grupo político de Jair Bolsonaro sobre irregularidades no pleito que terminou há dez dias.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes (à direita na imagem), emitiu uma nota mostrando satisfação pelos resultados do relatório. “O TSE reafirma que as urnas eletrônica são motivo de orgulho nacional, e as Eleições de 2022 comprovam a eficácia, a lisura e a total transparência de apuração e da totalização dos votos.”, expressou.

Confira o relatório completo:

Conclusão do relatório

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.