O começo de uma virada cultural?
O cantor e compositor Oliver Anthony entrou em cena neste mês com “Rich Men North of Richmond”, popularizado por um vídeo viral de Anthony cantando a música no interior da Virgínia.
A voz e a letra de Anthony prendem o ouvinte. Tal como o popular cantor e compositor de folk-country Colter Wall, a sua voz crua e o seu estilo despojado proporcionam autenticidade – e as letras destacam-se numa época em que a produção muitas vezes ultrapassa a mensagem.
Com letras que fazem referência à inflação, ao suicídio masculino, à assistência social, à censura e aos impostos, Anthony transforma em forma musical um sentimento geral de dificuldades e queixas contra as elites governamentais.
A mensagem da canção é simples: as elites empregadas pelo governo ou associadas em Washington, os “Homens Ricos ao Norte de Richmond”, tornaram a vida dos americanos mais difícil.
Simultaneamente, os cinturões ao norte de Richmond prosperam. Cinco dos dez condados mais ricos da América estão na área de DC, mas o crescimento da região é impulsionado por aqueles que trabalham para ou vendem influência ao governo federal.
A sincera canção chega num momento em que a vida americana, da economia à política e cultura, está abatida, instável e dividida. E o futuro parece mais sombrio graças a um aparelho governamental cada vez maior.
Os políticos em Washington podem manipular a todos e dizer que as suas políticas estão resolvendo os problemas atuais, mas as suas palavras soam vazias para aqueles que estão fora da bolha. A confiança nos líderes econômicos e no estado da economia é incrivelmente baixa. Uma curva de rendimentos invertida sinaliza uma recessão futura e a dívida do cartão de crédito ultrapassou recentemente a marca de um trilhão de dólares.
A música de Anthony também não é excessivamente pessimista, embora possa parecer assim. Em vez disso, “Rich Men North of Richmond” é uma balada masculina séria sobre o estado de sua terra natal, apontando o dedo diretamente para os culpados.
É fácil para os ouvintes se identificarem com letras como “porque seu dólar não é uma porcaria e é tributado sem fim, por causa dos homens ricos ao norte de Richmond”, em uma situação de altos impostos e inflação.
A censura também recebe um aceno: “Deus sabe que todos eles só querem ter controle total, querem saber o que você pensa, querem saber o que você faz, e eles acham que você não sabe, mas eu sei que você sabe” é uma descrição precisa da atitude do governo Biden em relação à supressão da dissidência.
Os lacaios do presidente têm pressionado as empresas de redes sociais a censurar os usuários durante seu mandato.
A popularidade da canção demonstra quantos estão famintos pelo reconhecimento cultural dos fardos que o governo lhes impôs. Eles estão fartos e irritados – e os “Homens Ricos ao Norte de Richmond” são os culpados.
Mas nem todos ficam igualmente cativados pela mensagem da música. Previsivelmente, ela atingiu os nervos das elites poderosas.
“A letra da música gira em torno de assuntos comuns da direita, como a inflação” é uma descrição que pode ser encontrada em uma página da Wikipedia criada recentemente.
Jornalistas da mídia tradicional foram rápidos em denegrir Anthony por culpa por associação, escrevendo artigos desviando a história da música em si e direcionando-a para os influenciadores de direita que gostam da música.
O conservador, editor executivo da National Review, Mark Antonio Wright torceu o nariz para a música de Anthony, escrevendo: “Meu irmão em Cristo, você mora nos Estados Unidos da América em 2023 – se você for um homem em boa forma e saudável, e você está trabalhando ‘horas extras por um péssimo salário’, você precisa encontrar um novo emprego”.
Isso não apenas erra o alvo (a música é antigovernamental, não anti-América), mas as palavras de Antonio Wright soam como a cena de Psicopata Americano, onde Patrick Bateman diz a um trêmulo sem-teto para “arrumar um maldito emprego”.
Stephen Daisley oferece uma crítica diferente no Spectator, afirmando que “o populismo de direita… simplesmente alia-se ao mau gosto porque é de baixo status e, portanto, em rebelião contra o bom gosto daqueles cujas opiniões são de elevado status”. Será que Daisley teria aceitado a canção folclórica dos Apalaches se ela fosse composta em pentâmetro iâmbico?
Essas críticas são insuficientes porque Anthony não está tentando ser “intelectual”. A canção funciona porque é o oposto: uma representação popular dos danos que um governo federal fugitivo infligiu aos trabalhadores americanos, cantada por um trabalhador americano.
“Rich Men North of Richmond” é um apelo apaixonado contra o estado administrativo moderno e suas consequências, capturando o sentimento do momento de uma forma que o torna digno de ser ouvido. Ainda não se sabe se isso faz parte de uma mudança cultural e política mais ampla.
_____________________________________________________
Por David Waugh
Publicado originalmente em: https://curt.link/VkPsp2Q