O Ministério da Saúde informou que após ter recuperado os registros de vacinação dos brasileiros contra a covid-19, o sistema de dados ConecteSus deve ser restablecido até amanhã, terça-feira (14). Não houve perda de informações. “Todos os dados foram recuperados com sucesso”, diz nota.
Na madrugada da última sexta-feira (10), o site do Ministério da Saúde e a página e o aplicativo do ConecteSUS, que fornece o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, foram invadidos por hackers. A página do ministério já voltou a funcionar, mas ainda não é possível acessar os dados sobre a vacina contra covid-19.
De acordo com o ministério, equipes trabalham para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação. Vários sistemas já foram restabelecidos e a expectativa é que os outros estejam disponíveis para a população ainda nessa semana.
A pasta elaborou uma página com alternativas para a emissão temporária do comprovante de vacinação contra a covid-19.
Antes do sumiço dos dados, as atualizações do Ministério da Saúde sobre o avanço da vacinação sofriam atrasos de alguns dias. O programa informativo da Saúde no YouTube passou dias repetindo os dados e índices sem informar que os dados estavam defasados em dias. Desde fevereiro maio as atualizações eram diárias. Já as páginas do SUS que informam sobre os infectados, mortos, taxa de letalidade e quantos pacientes estavam em recuperação não foi atingida até o ataque hacker.