A iniciativa do governo visa melhorar o fluxo de tráfego, especialmente para os veículos pesados que saem da capital paulista em direção ao Porto de Santos
O Governo de São Paulo apresentou nesta sexta-feira (10), a proposta de ampliação do Sistema Anchieta-Imigrantes, com a construção de uma nova pista. A iniciativa visa melhorar o fluxo de tráfego, especialmente para os veículos pesados que saem da capital paulista em direção ao Porto de Santos, um dos principais pontos logísticos do estado.
O novo trecho, com 21,5 quilômetros de extensão, será predominantemente composto por túneis e viadutos. Cerca de 17 quilômetros (80% do percurso) serão formados por túneis, e o restante, por viadutos. Um dos túneis será notável por sua extensão de 6 quilômetros, que o tornará a maior estrutura desse tipo no Brasil.
Com duas faixas de rolamento e um acostamento que pode ser transformado em faixa de tráfego, a nova pista será construída no trecho de serra, com início no quilômetro 43 da Rodovia dos Imigrantes (SP-160) e conexão na Baixada Santista no quilômetro 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), nas proximidades do Polo Industrial de Cubatão. A obra promete facilitar o acesso às margens Direita e Esquerda do Porto de Santos, agilizando a circulação de cargas no local.
O governo paulista estima que a ampliação aumentará a capacidade total do Sistema Anchieta-Imigrantes em 25%, com um impacto ainda maior no tráfego de veículos pesados, com previsão de aumento de 145% na capacidade de descida. Isso deverá aliviar a pressão sobre a rodovia, atendendo tanto à demanda atual quanto às necessidades futuras.
A construção da nova pista também levará em conta a segurança dos motoristas, com uma inclinação média de 4% ao longo do percurso. Além disso, a nova infraestrutura será projetada para permitir a reversibilidade do tráfego, podendo operar no sentido da capital paulista quando necessário.
Com o objetivo de minimizar os impactos ambientais, o projeto prevê a utilização de estradas de serviço já existentes e um número restrito de pontos de entrada para as frentes de obra.