Os titulares devem vir da base de apoio e do governo federal, respectivamente
O desenho do governo de Tarcísio Freitas (Republicanos) em São Paulo aos poucos toma forma. Nesta terça-feira (20) ele anunciou a intenção de criar duas novas secretarias, a da Mulher e a de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Já a antiga pasta do Desenvolvimento Regional deve ser extinta, sendo absorvida pela demais.
A pasta das PPPs deve ser ocupada por alguém do atual Ministério da Infraestrutura, pasta que o governador eleito ocupou do início do governo Bolsonaro até março deste ano, o que lhe granjeou prestígio político. Já a nova Secretaria da Mulher surge para o cumprimento de uma promessa de campanha. A mais cotada para o cargo é a deputada federal Rosana Valle (PL-SP).
Ainda que nada seja oficial por enquanto, a Secretaria de Desenvolvimento Regional deve ser extinta. Sua funções ficariam divididas entre a pastas de Governo e da Casa Civil. Governo deve ficar com aliado Gilberto Kassab (PSD), ex-prefeito e ex-governador de São Paulo. A secretaria de Desenvolvimento Regional hoje é responsável pela interlocução com prefeitos e o envio de verbas aos municípios, funcionando como um importante braço político.
O que MONEY REPORT publico