Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

“Tenho que cumprir a ordem”, diz Sérgio Moro sobre prisão de Lula

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato, participou na noite desta segunda-feira (26) do programa Roda Viva, da TV Cultura. Foi a primeira entrevista ao vivo de Moro desde o início da operação em 2014. Entre os assuntos, o juiz falou sobre a condenação e a eventual prisão do ex-presidente Lula. O magistrado citou que, no acórdão, o TRF-4 já determinou a execução da sentença contra Lula quando estiverem esgotados os recursos na segunda instância. “Sou um cumpridor de ordem. Tenho que cumprir a ordem do Tribunal”, afirmou Moro. “Vamos verificar então se vai chegar esse momento [prisão de Lula], e aí, sim, fazer as reflexões necessárias para que a ordem seja bem cumprida e evitar qualquer espécie de risco ao ex-presidente”, completou o juiz.

Por que é importante

A primeira fase da Lava Jato foi deflagrada em 17 de março de 2014. Desde então, o juiz federal Sérgio Moro virou centro das discussões políticas no Brasil. No Roda Viva, ele contou que não tinha ideia da dimensão que a operação tomaria. "O caso foi crescendo. Siga o dinheiro, siga o rastro. O caso foi simplesmente crescendo, com a Polícia Federal e o Ministério Público seguindo as pistas". Na entrevista, Moro falou ainda sobre o apoio popular: "As pessoas que saíram à rua em 2015 e 2016 fizeram uma grande diferença. Tinham bandeiras diversas: insatisfação com a economia, insatisfação com o governo anterior, mas havia algo comum contra a corrupção e apoio à Lava Jato"

Quem ganha

Moro refletiu sobre seu trabalho nos quatro anos da operação: "Posso não ter acertado sempre, mas eu sempre agi com a pretensão de fazer a coisa certa. Infelizmente, por conta de ilusões, ou paixões, ou politização que acontece fora das cortes de Justiça, algumas pessoas não se conformam com condenações ou absolvições"

Quem perde

Sobre o julgamento em andamento no STF do pedido de habeas corpus protocolado pela defesa de Lula, que pode livrar o ex-presidente da cadeia, Moro disse: "Espero que o STF tome a melhor decisão". O juiz, no entanto, acrescentou que a prisão em segunda instância vai além da Lava Jato. "Tem peculatos milionários, desvios de dinheiro da saúde e da educação, que fazem muita falta para a população, e outros casos, como estupradores e pedófilos. Isso só no meu local de trabalho. Passaria uma mensagem errada, no sentido de que não cabe mais avançar"

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.