Pesquisa mostra que um terço de usuários do aplicativo se informam através da rede social, enquanto Facebook perde “leitores”
Uma pesquisa feita pelo Pew Research Center apontou que o número de norte-americanos que estão se informando pelo TikTok está crescendo. Segundo o estudo, cerca de um terço dos usuários adultos do aplicativo dizem receber notícias pela rede social chinesa.
Aproximadamente 10% de todos os adultos dos Estados Unidos recebem notícias regularmente pelo Tiktok. Quando separado o grupo com menos de 30 anos, essa porcentagem pula para cerca de 26%.
As porcentagens do Tiktok vão na contramão de outras grandes redes sociais, como Facebook. A plataforma de Mark Zuckerberg, por exemplo, passou de 54% dos adultos consumindo notícias por meio dela em 2020, para cerca de 44% em 2022.
Conteúdos recentes
As notícias presentes no TikTok são extremamente variadas, mas é possível lembrar da invasão da Rússia na Ucrânia, que lançou diversos criadores de conteúdo na guerra, que passaram a alertar a população mundial sobre o que estava acontecendo em meio aos conflitos armados.
Outro episódio muito marcante foi o julgamento de Johnny Depp e Amber Heard. O processo do ex-casal tomou conta das redes sociais e diversos influenciadores do TikTok começaram a explicar e fazer suas análises sobre a situação.
Apesar da rede social chinesa aumentar e muito a capacidade de propagação de notícias, é importante ressaltar que as informações compartilhadas na plataforma de vídeos curtos devem ser sempre apuradas para checar possíveis mentiras.
O que MONEY REPORT publicou
- Adolescentes consomem notícia por Instagram, TikTok e YouTube
- 53% dos eleitores recebem notícias sobre a eleição pelo WhatsApp
- Empresas usam TikTok para engajar colaboradores
- TikTok é o app de maior receita
- Brasileiro é o 2º que mais usa TikTok
- TikTok lança guia para pequenos e médios negócios
- TikTok pode ser multado em £ 27 milhões por colocar crianças em risco
- TikTok proibirá conteúdo político pago nos EUA
- Parceria entre TSE e Tik Tok quer aumentar engajamento dos jovens
- TikTok quer investir em compras ao vivo nos EUA
- Receita de anúncios do TikTok superará Twitter e Snapchat combinados