Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

TRE-RJ barra candidatura de Faraó dos Bitcoins

Glaidson Acácio dos Santos permanece preso por suspeita de integrar um esquema de pirâmide

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) decidiu nesta segunda-feira (12) indeferir o registro de candidatura de Glaidson Acácio dos Santos, o Faraó dos Bitcoins, que tentava disputar as eleições de outubro para o cargo de deputado federal pelo partido Democracia Cristã (DC). Ele está preso preventivamente sob suspeita de comandar um esquema de pirâmide com criptomoedas.

Por unanimidade — 7 votos a 0 — os desembargadores decidiram que Glaidson deveria ficar inelegível por constar como sócio em empresas denunciadas por crimes contra o sistema financeiro nacional. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O caso veio a público em agosto do ano passado na Operação Kryptos. A Polícia Federal (PF) revelou um esquema bilionário de transações fraudulentas no mercado de criptomoedas iniciado em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, e atribuído a Glaidson.

O desembargador Luiz Paulo Araujo, relator do processo, disse que a análise dos pedidos de candidatura pela Justiça Eleitoral deve considerar a “vida pregressa dos candidatos”. “O legislador ordinário não apenas prestigiou a vontade popular soberana, ele também deu concretude aos cânones constitucionais da moralidade e da ética”, defendeu.

O entendimento do TRE-RJ confirma o posicionamento da Procuradoria Regional Eleitoral, que pediu a cassação do registro.

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Informações atualizadas a cada 10 minutos
- Gráfico mostra valor fechado do dia

Pergunte para a

Mônica

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.