Senador crítico do presidente Lula e do ministro Alexandre de Moraes assumirá cargo equivalente ao de ministro das Relações Exteriores no Brasil
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou oficialmente a indicação do senador Marco Rubio para o cargo de secretário de Estado. A escolha de Rubio, de 53 anos, um crítico feroz de Cuba e da Venezuela, foi destacada por Trump como uma decisão estratégica para reforçar a política externa do país.
Rubio, que faz parte do Comitê de Inteligência do Senado e do Comitê de Relações Exteriores, tem uma trajetória consolidada na política externa dos Estados Unidos. Nascido na Flórida e filho de imigrantes cubanos, ele será o primeiro latino a assumir a chefia do Departamento de Estado, caso sua nomeação seja confirmada.
Rubio faz parte do Partido Republicano e ocupa uma das cadeira do Senado norte-americano desde 2011, após ser eleito pela Flórida.O político, que ocupará o cargo equivalente ao de ministro das Relações Exteriores no Brasil, é um percursor da política anti-esquerda de Trump. Ele é conhecido por criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
O senador tem deixado claro seu desejo de participar do governo desde que foi cogitado para a vice-presidência – possibilidade que não se concretizou devido à restrição constitucional que impede a formação de uma chapa presidencial com candidatos do mesmo estado.
A nomeação de Rubio deve repercutir tanto internamente, pelo simbolismo de sua origem latina e trajetória política, quanto externamente, pelo impacto que poderá ter na condução da política externa dos Estados Unidos nos próximos anos.