Por Sudarshan Varadhan
NOVA DÉLHI (Reuters) – O volume de chuvas durante a temporada anual de monções na Índia ficou abaixo da média e do previsto, com os Estados produtores de grãos no norte do país entre as áreas mais afetadas pelas precipitações aquém do esperado, informou neste domingo o escritório nacional de meteorologia.
As chuvas tiveram uma média de 91 por cento, em comparação com os 97 por cento previstos, durante a temporada de monções que ocorre entre julho e setembro, marcando o quinto ano consecutivo em que a quantidade de chuvas é superestimada pelo órgão climático.
As monções, que fornecem cerca de 70 por cento da precipitação anual da Índia, é fundamental para o setor agrícola, que representa cerca de um sexto da economia indiana de 2 trilhões de dólares e emprega cerca de metade dos 1,3 bilhão de habitantes do país.
O Departamento Meteorológico Indiano (IMD, na sigla em inglês) define a precipitação média, ou normal, entre 96 e 104 por cento de uma média de 50 anos de 89 cm para toda a temporada de quatro meses.
No ano passado, pela primeira vez, o IMD adotou o chamado modelo dinâmico, baseado em um modelo dos EUA ajustado para a Índia para melhorar a precisão de suas previsões.
Apesar da precipitação menor, a distribuição foi irregular, com algumas partes do país experimentando chuvas extremas e inundações repentinas que mataram centenas de pessoas e danificaram colheitas e propriedades.