PARIS (Reuters) – Cerca de 500 manifestantes conhecidos como “coletes amarelos” marcharam pela capital francesa neste sábado, marcando o décimo fim de semana consecutivo de protestos contra o governo do presidente Emmanuel Macron.
Os manifestantes se reuniram na esplanada des Invalides, perto da Assembleia Nacional. A manifestação foi pacífica, embora muitas lojas tenham preferido fechar as portas.
“Macron, renuncie”, gritaram alguns dos manifestantes.
Os protestos começaram em meados de novembro contra o aumento nas taxas de combustível, e desde então se transformaram em grandes manifestações contra o governo.
Em dezembro, os protestos resultaram nos piores episódios de violência vistos em décadas em Paris, com manifestantes incendiando carros e danificando lojas e outros estabelecimentos.
Até o momento, os protestos em janeiro não têm causado o mesmo nível de problemas, embora imagens de um ex-campeão francês de boxe chutando e socando policiais durante uma manifestação neste mês tenham chocado grande parte da França.
Macron lançou uma série de debates a nível nacional para ajudar a acalmar os ânimos da população descontente e recuperar sua popularidade.
(Reportagem de Sudip Kar-Gupta)