Por Marie-Louise Gumuchian
LONDRES (Reuters) – O drama “A Favorita” liderou as nomeações para a premiação britânica de cinema Bafta nesta quarta-feira, com 12 indicações para o filme de época que já rendeu aclamação da crítica e diversos prêmios à protagonista Olivia Colman.
O longa vê Olivia interpretando a rainha britânica Ana, do século 18, como uma monarca frágil e insegura, influenciada por sua grande amiga Sarah, duquesa de Marlborough, vivida pela atriz vencedora do Oscar Rachel Weisz.
Mas, quando a criada Abigail entra em cena, o relacionamento das duas é posto à prova, enquanto as duas mulheres lutam pelo afeto da rainha.
“A Favorita” competirá nas categorias de melhor filme, melhor filme britânico, roteiro original, e melhor diretor para Yorgos Lanthimos na premiação da Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão (Bafta) no próximo mês.
Olivia, Rachel e Emma Stone, que interpreta Abigail, foram todas indicadas e o filme também foi reconhecido nas categorias de edição, fotografia, maquiagem e cabelo, design de produção e figurino.
O filme sobre a banda Queen “Bohemian Rhapsody”, o drama espacial “O Primeiro Homem”, a produção da Netflix “Roma” e a nova versão do musical “Nasce uma Estrela” receberam sete indicações cada. A comédia política “Vice” foi nomeada para seis categorias.
Ao lado de “A Favorita” na categoria de melhor filme está “Green Book – O Guia”, que se passa no interior do sul dos Estados Unidos durante a era segregacionista em 1960, “Nasce uma Estrela”, “Infiltrado na Klan”, de Spike Lee, e “Roma”.
O filme mexicano em preto e branco, visto como grande candidato para o Oscar, também concorre na categoria de melhor filme em língua não inglesa, e seu diretor, Alfonso Cuarón, que teve grande sucesso no Globo de Ouro no domingo, competirá contra o grego Lanthimos na categoria de melhor diretor.
Eles são acompanhados pelos diretores Spike Lee, Bradley Cooper, de “Nasce uma Estrela”, e Pawel Pawlikowski, de “Guerra Fria”.
Na categoria de melhor atriz, Olivia enfrenta a também vencedora do Globo de Ouro Gleen Close por “A Esposa”, a cantora Lady Gaga, de “Nasce uma Estrela”, Viola Davis, por “As Viúvas”, e Melissa McCarthy, de “Poderia me Perdoar?”.
Christian Bale, que interpreta o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Dick Cheney em “Vice”, Rami Malek, que assume o papel do vocalista do Queen Freddie Mercury em “Bohemian Rhapsody”, e Viggo Mortensen, de “Green Book – O Guia”, foram indicados na categoria de melhor ator.
Completando a lista estão Cooper, de “Nasce uma Estrela”, e Steve Coogan, por “Stan & Ollie”.
Os indicados para a categoria de melhor ator coadjuvante são Mahershala Ali, por “Green Book – O Guia”, Richard E. Grant, por “Poderia me Perdoar”, Sam Rockwell, por “Vice”, Timothee Chalamet, por “Querido Menino”, e Adam Driver por “Infiltrado na Klan”.
Claire Foy, Amy Adams e Margot Robbie se juntam a Emma Stone e Rachel Weisz na disputa pela estatueta de melhor atriz coadjuvante, respectivamente, por “O Primeiro Homem”, “Vice” e “Duas Rainhas”.
Os vencedores serão anunciados no dia 10 de fevereiro, em Londres.
(Reportagem adicional de Jayson Mansaray)