SEUL (Reuters) – O principal representante da Coreia do Norte nas negociações sobre desnuclearização com os Estados Unidos embarcou em voo de Pequim rumo a Washington nesta quinta-feira, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
De acordo com fontes anônimas citadas previamente pela imprensa dos EUA e da Coreia do Sul, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e o alto dirigente da Coreia do Norte Kim Yong Chol devem se reunir em Washington, na sexta-feira, para discutir um segundo encontro entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un.
Pompeo havia planejado se reunir com o representante norte-coreano em novembro, com o objetivo de discutir um segundo encontro entre os líderes, mas a reunião acabou adiada.
Kim Yong Chol esteve em Washington em junho, quando entregou uma carta de Kim Jong Un a Trump na qual foi aberto o caminho para uma reunião inédita entre os líderes dos dois países, realizada em Cingapura em 12 de junho.
Segundo uma fonte familiar com as negociações entre os EUA e a Coreia do Norte, citada pela CNN, Kim Yong Chol entregará uma nova carta de Kim Jong Un a Trump.
Em Cingapura, no ano passado, Kim Jong Un prometeu trabalhar rumo a uma desnuclearização, mas pouco progresso foi feito desde então.
O contato foi retomado depois de o líder norte-coreano ter dito em um discurso de Ano Novo que está disposto a se encontrar com Trump “a qualquer momento”, segundo disse a jornalistas o embaixador da Coreia do Sul nos EUA, Cho Yoon-je, na semana passada.
(Reportagem de Joyce Lee)