Prefeito de Arame, no Maranhão, Fernandes tem uma fazenda de gado de corte parcialmente embargada
Pedro Fernandes (União Brasil), pai do deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União-MA), provável próximo ministro das Comunicações, foi multado em R$ 575 mil por desmatar parte da floresta amazônica.
Prefeito de Arame (MA), Fernandes tem uma fazenda de gado de corte na zona rural da cidade. Imagens de satélite do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) mostram que entre 2022 e 2023 houve um desmatamento de 114,85 hectares, o equivalente a 107 campos de futebol. A área também foi embargada, o que impede que sejam feitos empréstimos em bancos.
Segundo o UOL, o prefeito disse que está regularizando a situação junto com os órgãos ambientais e que boa parte da área já era usada como pasto antes do desmatamento identificado. O Ibama entende que mesmo sendo utilizada para agricultura é preciso de autorização para desmatar.
Enquanto isso, seu filho, Pedro Lucas Fernandes, deve assumir a pasta das Comunicações após a Páscoa. Ele assume após Juscelino Filho (União) pedir demissão após denúncia da PGR, acusado de desviar dinheiro público.