Por Tatiana Ramil
SÃO PAULO (Reuters) – Tricampeão mundial com a seleção brasileira, Pelé avalia que o Brasil ainda não tem o “time certo” para a disputa da Copa do Mundo da Rússia e vê falta de conjunto a 11 dias da estreia no Mundial.
O técnico Tite ainda não conseguiu escalar neste ano a equipe titular do Brasil por causa da contusão do atacante Neymar e vem mudando a defesa e o meio-campo do time.
“Eu confio muito na capacidade do Tite. A minha preocupação é apenas com um fator: faltam poucos dias para a Copa começar e nós ainda não temos o time certo. Individualmente todos os jogadores são muito bons. Falta conjunto”, disse Pelé à Reuters em entrevista por email.
Na partida do último domingo contra a Croácia, Neymar começou no banco de reservas, e o Brasil foi escalado com algumas alterações em relação ao time que vinha atuando nas eliminatórias para a Copa do Mundo, no ano passado, quando fez uma ótima campanha, e se classificou com antecedência.
Na lateral-direita, Danilo substituiu Daniel Alves, que não foi convocado devido a uma lesão no joelho; na zaga, por opção de Tite, Marquinhos deu lugar a Thiago Silva; e no meio-campo foram escalados três jogadores com características mais defensivas –Casemiro, Fernandinho e Paulinho.
Nas eliminatórias, o titular no meio vinha sendo Renato Augusto, que teve uma queda de rendimento e no momento está contundido, fora das atividades dos jogadores durante os treinos em Londres.
Com Willian, Philippe Coutinho e Gabriel Jesus responsáveis pelas jogadas ofensivas, a equipe sofreu muito no primeiro tempo diante da Croácia, e só deslanchou com a entrada de Neymar depois do intervalo na vaga de Fernandinho.
Para Pelé, mesmo que Neymar se recupere bem da contusão que o levou a operar o pé direito em 3 de março, o atacante do Paris Saint-Germain sozinho não é o bastante para a seleção ser campeã na Rússia, pois é necessário conjunto.
“Pra mim o Neymar é um dos melhores jogadores do mundo. Hoje ele está mais maduro e tem mais experiência, mas sozinho não vai dar para ele ganhar a Copa. Quem ganha Copa é equipe que tem conjunto”, afirmou o maior artilheiro da seleção, com 95 gols.
Pelé brilhou pelo Brasil já aos 17 anos, sendo campeão da Copa de 1958, com atuação importante e seis gols. Quatro anos depois, teve uma pequena participação, devido a contusão, da campanha vitoriosa no Mundial do Chile, e em 1970 comandou a equipe tricampeã no México, até hoje considerada uma das melhores da história.
“A melhor seleção brasileira de todos os tempos foi a de 1970, embora Tostão, Rivellino, Gerson e Pelé jogassem em seus times com a camisa 10. Na Copa de 1970 estivemos mais de seis meses juntos. Por isso que deu certo”, afirmou o tricampeão.
Neste ano, os jogadores do Brasil se apresentaram em 21 de maio para o início dos preparativos para o Mundial, depois de disputarem apenas dois amistosos em 2018, ambos em março. A estreia na Copa ocorre contra a Suíça, no dia 17 de junho.
Para o Mundial da Rússia, Pelé está sem palpites. “A minha primeira Copa foi em 1958. Eu sempre tive um favorito em todas as demais Copas. Pela primeira vez, nessa Copa eu não tenho favorito mas sou brasileiro…”, finalizou.