ISTAMBUL (Reuters) – A polícia turca prendeu 82 pessoas suspeitas de serem integrantes do Estado Islâmico, 77 delas estrangeiras, em batidas ao redor de Istambul, informou a agência de notícias estatal Anadolu, neste sábado.
A agência informou que equipes da polícia antiterrorismo estavam atrás de suspeitos que teriam agido a favor de jihadistas, dirigindo-se a zonas de conflito na Síria e no Iraque e preparando ataques urbanos na Turquia.
Batidas policiais simultâneas foram realizadas em 16 endereços em 10 distritos de Istambul, informou a agência, sem especificar quando a operação foi conduzida.
A Anadolu não especificou quais evidências a polícia tinha contra os suspeitos, mas afirmou que a polícia apreendeu material digital e documentos durante as batidas.
A Turquia tem sido parceira de uma coalizão liderada pelos EUA contra o Estado Islâmico, prendendo mais de 5 mil suspeitos de serem integrantes do grupo jihadista, e deportando milhares de militantes estrangeiros nos últimos anos.
A polícia turca intensificou as operações contra o suspeitos do Estado Islâmico no fim do ano passado, antes do primeiro aniversário do ataque armado no Ano Novo em uma boate de Istambul, em que 39 pessoas morreram.