Por Richard Martin
BARCELONA (Reuters) – Contratado por um valor recorde, Philippe Coutinho precisará de tempo para se entrosar no Barcelona, disse o técnico Ernesto Valverde após a estreia discreta do brasileiro como titular da equipe na vitória de 2 x 1 sobre o Alavés, no domingo, pelo Campeonato Espanhol.
Todos os olhos estavam voltados para o jogador de 200 milhões de dólares, mas ele foi substituído pelo atacante Paco Alcácer no segundo tempo, quando o Barça buscou a vitória depois de ficar atrás no placar devido a um gol de John Guidetti aos 23 minutos, reagindo graças a Luis Suárez e Lionel Messi.
Coutinho, que jogou no lado direito do meio-campo, se entendeu bem com seus novos colegas, mas não chegou a causar impacto em sua estreia propriamente dita Camp Nou — ele entrara como substituto na vitória de 2 x 0 de quinta-feira diante do Espanyol na Copa do Rei.
“Jogadores não são máquinas que você pode simplesmente colocar em uma fábrica para começarem a trabalhar na hora”, disse Valverde a repórteres, saindo em defesa de Coutinho.
“Achei que ele jogou bem, sempre estava pedindo a bola. Ele tem habilidades importantes, outro dia jogou 20 minutos, hoje jogou um pouco mais, ele está se acostumando ao time aos poucos”.
Suárez, ex-colega de Coutinho no Liverpool, também apoiou o brasileiro.
“Sempre é difícil estrear no Camp Nou na liga. Ele jogou muito bem, tentando participar do jogo, e o time está contente com o que ele fez”.