Por Rich McKay
(Reuters) – Fortes chuvas e nevascas que cobriram partes da Califórnia com mais de 1,5 metro de neve nas montanhas de Sierra Nevada nesta semana deixaram ao menos cinco mortos, além de provocarem enchentes e deslizamentos de terra, disseram autoridades.
Meteorologistas acreditam que as condições climáticas seguirão para o leste, atingindo a cordilheira Rocky Mountains e o Centro-Oeste dos Estados Unidos durante o final de semana. A patrulha rodoviária da Califórnia disse que estradas molhadas levaram a dois acidentes fatais que deixaram quatro mortos.
Uma família de três pessoas, incluindo um bebê de 1 ano, morreu no condado de El Dorado na terça-feira, depois que o motorista perdeu o controle do carro em uma estrada encharcada pela chuva atingindo um segundo veículo, segundo o jornal San Francisco Chronicle.
Um outro homem morreu em uma batida de carro relacionada à tempestade no condado de Napa na quarta-feira, afirmaram fontes da patrulha rodoviária, sem fornecer mais detalhes.
Um quinto homem morreu em Oakland após ser atingido por uma árvore arrancada do chão pelo vento e chuva, que caiu sobre um acampamento de moradores de rua, segundo a mídia.
Os fortes ventos podem derrubar ainda mais árvores à medida que o solo fica cada vez mais molhado e saturado, advertiu o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS).
Na terça-feira, as polícias de Los Angeles e Santa Barbara emitiram ordens de retirada para moradores de áreas danificadas pelos incêndios florestais do ano passado, devido ao risco de que as fortes chuvas provoquem deslizamentos de lama e destroços em encostas destruídas pelo fogo.
A neve e a chuva foram levadas por dois acontecimentos climáticos, depois que uma tempestade atingiu a Califórnia na segunda-feira e uma segunda, e maior atingiu o Estado na quarta-feira, segundo meteorologistas.
Ambas devem seguir para a cordilheira Rocky Mountains e para o centro-oeste do país ganhando mais força com a umidade do Golfo do México, de acordo com meteorologistas, antes de chegarem ao Vale de Ohio e ao nordeste do país na próxima semana.
Consideráveis bloqueios de estradas e atrasos de viagens continuam prováveis na área de Los Angeles até sexta-feira com a permanência de resquícios da tempestade, disse Marc Chenard, meteorologista do Centro de Previsão do Tempo do NWS em College Park, Maryland.
O risco de enchentes e deslizamentos permanece, afirmou.
“Algumas áreas na Serra Nevada receberão outros 12 centímetros de chuva, após os sete centímetros que já caíram, com considerável queda de neve acima de 1.800 metros”.