SÃO PAULO (Reuters) – Os licenciamentos de carros e veículos comerciais leves no Brasil em dezembro cresceram 9,5 por cento na comparação anual, no melhor desempenho para o mês desde 2015, segundo dados de uma fonte do mercado informados nesta quarta-feira.
As vendas de veículos leves, que correspondem à maior parte dos licenciamentos do país, somaram 224,9 mil unidades no mês passado, pouco acima dos 221,8 mil emplacados em novembro, segundo a fonte.
O desempenho de dezembro foi marcado por expansão relevante de algumas das principais marcas do país, com destaque para 34 por cento da Renault, 29,3 por cento da Volkswagen, 11 por cento da General Motors e 8,45 por cento da Fiat Chyrsler, todas na comparação anual.
No somatório de 2018, as vendas de veículos leves novos subiram 13,6 por cento ante 2017, para 2,472 milhões de unidades, ante expectativa da associação de montadoras, Anfavea, de 2,46 milhões. A entidade deve divulgar os totais oficiais do setor no dia 8 deste mês.
Em dezembro, o presidente da Anfavea, Antonio Megale, disse que as vendas de veículos em 2019 cresceria, “dois dígitos baixos”, no terceiro ano seguido de expansão do mercado interno. A produção, porém, não deve acompanhar o ritmo, pressionada pelo recuo das exportações para a Argentina.
Segundo a fonte, no ranking de montadoras em 2018, a General Motors ficou na liderança, com vendas de 434,4 mil unidades, seguida pela FCA, com 432,8 mil. Contra 2017, a GM teve crescimento de 10,2 por cento e a FCA avançou 14 por cento.
A Volkswagen teve licenciamentos de 367,1 mil carros e comerciais leves, crescendo cerca de 35 por cento sobre 2017, e foi seguida pela Ford, com 226,4 mil, expansão de 9,5 por cento. A Renault ficou na quinta posição, com 214,5 mil emplacamentos, alta de 28,4 por cento, segundo a fonte.
(Por Alberto Alerigi Jr.)