Ex-prefeita deve retornar ao PT para compor a chapa com Boulos do Psol, principal adversário do atual prefeito
Marta Suplicy, ex-prefeita de São Paulo, foi demitida do cargo de secretária de Relações Internacionais da cidade. A demissão foi publicada nesta quarta-feira (10) no Diário Oficial do município.
Marta aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser vice na chapa de Guilherme Boulos (Psol), pré-candidato à prefeitura de São Paulo. A decisão foi tomada após um encontro entre Marta e Lula na segunda-feira (8).
Em carta de demissão, Marta afirmou que está seguindo “caminhos coerentes” com sua trajetória política. “A nova conjuntura prenuncia uma união do campo democrático, e eu quero participar dessa construção”, escreveu.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), conversou com Marta na terça-feira (9) para definir a demissão. “Chamei ela, conversamos e vida que segue”, disse Nunes em entrevista à GloboNews.
Na chapa de Boulos, Marta disputará a prefeitura de São Paulo contra Ricardo Nunes. A ex-prefeita foi filiada ao PT de 1980 a 2015, mas deixou o partido por divergências com a direção da sigla.
A cúpula do MDB minimizou a ida de Marta para a chapa que disputará contra Nunes. A avaliação é de que o PT paulista pode rachar diante da entrada de alguém que estava fora do partido na principal disputa eleitoral do país. Além disso, a crença é que a presença de Marta minimizaria os possíveis ataques contra Nunes.