(Reuters) – O pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, disse nesta quarta-feira que tem alianças encaminhadas com quatro partidos para a eleição de outubro e fez elogios ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, pré-candidato do DEM ao Planalto, após sinalizações de uma reedição da pareceria entre a sigla do deputado e os tucanos.
“As alianças estão caminhando bem. Nós, além do PSDB, temos hoje mais quatro partidos encaminhados, acho que vai crescer, mas vai ser lá no fim de julho”, disse Alckmin a jornalistas ao participar de um congresso para prefeitos em Florianópolis.
“O Democratas, nós respeitamos. O Rodrigo Maia, bom quadro da nova geração, respeitamos. Enquanto tiver candidato, nenhum problema. Se pudermos estar juntos lá na frente, é tudo que queremos”, disse Alckmin, ex-governador de São Paulo e presidente nacional do PSDB, ao ser indagado sobre declarações recentes de lideranças do DEM sobre a possibilidade de aliança com os tucanos.
Na segunda-feira, o próprio Maia disse que, caso desista de sua candidatura, “o mais provável é que a gente tenha uma conversa primeiro com o PSDB”, ressalvando que podem ocorrer contatos com outros partidos. [nL1N1TD1AY]
Apesar de ter um desempenho nas pesquisas de intenção de voto considerado ainda frágil –alcançou 7 por cento da preferência do eleitorado em levantamento do Datafolha divulgado no fim de semana–, Alckmin voltou a minimizar as sondagens a cerca de quatro meses da eleição, e se disse “animado” com sua pré-candidatura.
“Acho que nós vamos ter os melhores palanques do Brasil, um bom tempo de TV com as alianças e o melhor programa, estamos reunindo os quadros mais qualificados da economia, da saúde, da educação, da segurança para apresentar um grande projeto para o Brasil”, afirmou.
(Por Eduardo Simões, em São Paulo)