WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou a abordagem cada vez mais dura da Itália à imigração nesta segunda-feira, no início de uma reunião com o premiê italiano, Giuseppe Conte, na Casa Branca.
“Eu concordo muito com o que você está fazendo no que diz respeito à imigração, e imigração ilegal e até imigração legal”, disse Trump a Conte no Salão Oval. “Ele adotou uma postura muito dura na fronteira, uma postura que poucos países adotaram. E francamente ele está fazendo a coisa certa na minha opinião.”
Conte assumiu o cargo no mês passado prometendo trazer mudanças radicais à Itália, incluindo provisões mais generosas de bem-estar e um combate à imigração.
A imigração foi um grande assunto eleitoral após um fluxo de entrada de centenas de milhares de solicitantes de asilo, em maioria africanos. Mais de 650 mil imigrantes alcançaram a costa italiana desde 2014.
Conte disse que seu governo acabaria com o “negócio da imigração”.
O novo governo italiano está buscando limitar o número de imigrantes que entram no país e fechou seus portos a navios de resgate humanitário, dizendo que está enfrentando um fardo injusto dentro da União Europeia por lidar com solicitantes de asilo.
(Por James Oliphant)